Comissão de Relações Internacionais da OAB-AP participa de ação de prevenção ao Covid-19 nas aldeias indígenas, em Oiapoque

A vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-AP, Helena Monteiro, participou no sábado (21), na aldeia do Manga, região de Oiapoque, tratando de temas relacionados a real situação das comunidades indígenas no município que faz fronteira internacional.

Durante a reunião, lideranças indígenas, OAB-AP e representantes do Distrito Sanitário Indígenas do Amapá e Pará, repassaram todos os protocolos de prevenção à pandemia do Coronavírus, e decidiram isolar todas as 57 aldeias existentes na região pelo prazo de 15 dias, a fim de evitar a infecção entre os índios com Covid-19.

A advogada Helena Monteiro, manifestou-se com propriedade e conhecimento à respeito das providencias a serem efetivadas, com relação ao combate do Coronavírus na região brasileira, que tem em sua margem os territórios das Guiana Francesa, Suriname e Republica da Guiana.

“Este é um momento em que todos os órgãos devem estar unidos e a saúde indígena do estado Amapá é uma preocupação muito grande diante desse cenário de pandemia. Então todas as medidas de prevenção e de segurança tem que ser adotadas e agora”, pontou a vice-presidente da Comissão

O município de Oiapoque possui 57 aldeias dívidas em em quatro povos: Karipuna, Galibí Maruorno, Palikur e Galibi Kalinã. Uma população com mais de oito mil indígenas.
 

Compartilhe: