Comissões da OAB/AP participam de roda de conversa sobre intolerância religiosa

Na manhã da última sexta-feira (28) a OAB/AP, representada pela Advogada Maria Carolina Monteiro (Comissão de Igualdade Racial) e pelo Advogado Eduardo Pereira (Comissão da Igualdade Racial e da Verdade Sobre a Escravidão Negra) esteve presente em roda de conversa sobre intolerância religiosa promovida pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Encabeçado pelo Professor Dr. Ivanir dos Santos (UFRJ), ao lado de representantes do MP/AP, UNIFAP e de diversas religiosidades praticadas no Amapá (católicos, protestantes, kardecistas, judeus, candomblecistas, doutrinas orientais e ayahuasqueiras, dentre outros credos), foi debatida problemática da crescente onda intolerância religiosa no Brasil.

Ao final do evento, foi criado pelos presentes o Fórum pela Liberdade Religiosa no Amapá, um grupo civil voltado à defesa do direito à liberdade de crença e culto, do qual a Ordem será parceira.

"Apoiar essa iniciativa popular, de caráter multidenominacional, reforça a democracia e a cidadania. A intolerância e o racismo religioso têm se propagado fortemente no Brasil nos últimos anos e, como se sabe, no Amapá não é diferente" declarou Maria Carolina, se referindo às recentes agressões sofridas no terreiro de Pai Salvino.

"Ressalte-se que a liberdade de crença e culto é um direito humano e fundamental e que a violência religiosa é crime previsto no Código Penal. Além disso, a iniciativa também promove a igualdade racial, uma vez que as estatísticas demonstram que as religiões de matriz africana, por razões históricas, são as que mais sofrem com a intolerância religiosa", concluiu Eduardo Pereira.

Compartilhe: