A OAB Nacional, por meio das comissões Nacional da Mulher Advogada, Especial de Direito da Saúde e Especial de Direito Previdenciário, realizou nesta semana, em Brasília, do evento “Roda de Conversa: Outubro Rosa e a Proteção Jurídica aos Pacientes Oncológicos”
Na sessão de palestras, o evento teve a mediação da secretária-adjunta da Comissão Nacional da Mulher Advogada, a conselheira federal da OAB-AP, Sinya Gurgel Juarez, que representou a presidente da comissão, Cristiane Damasceno, e da presidente da Comissão Especial de Direito Processual Penal, Helcinkia Albuquerque.
“A discussão sobre os direitos dos pacientes oncológicos perpassa diversos ramos do direito e é um conhecimento valioso para as advogadas e advogados. A CNMA neste evento discutiu, além da prevenção e do autocuidado, as formas como a advocacia pode ser decisiva para a garantia desses direitos”. Frisou a Conselheira Federal e Secretária-geral adjunta da CNMA, Sinya Gurgel Juarez, que foi idealizadora e mediadora do evento.
Foram proferidas três palestras: “Direitos trabalhistas da empregada diagnosticada com câncer”, pela conselheira federal Katianne Wirna (CE), “Judicialização da saúde por pacientes oncológicos”, pela presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde, Ana Claudia Pirajá Bandeira, e “Benefícios previdenciários dos pacientes oncológicos”, pela a vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Gisele Kravchychyn.
Acesse AQUI a cartilha Outubro Rosa, os principais direitos das pessoas com câncer
Com informações e foto: OAB Nacional
Compartilhe: