Conselheira Federal da OAB-AP participa do Lançamento da Campanha de combate às violências contra a mulher

A conselheira federal e secretária-geral adjunta da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Sinya Gurgel Juarez, participou em Brasília, do lançamento da Campanha de Combate às Violências contra a Mulher, que tem como foco o combate a todas as formas de violência contra a mulher. 

O evento teve a presença de autoridades do Judiciário, do Ministério Público e de lideranças do Sistema OAB. A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, manifestou sua alegria e satisfação por ter mais uma campanha com políticas para as mulheres como foco lançada na Ordem.

A conselheira amapaense, destacou a importância da ação, bem como chamou a atenção para a união de homens e mulheres em torno deste problema que, infelizmente, cresce a cada dia, com o surgimento de novos casos. 

“É de suma importância que toda a sociedade repudie a violência contra a mulher pois ela atinge a todos, atinge a família, as crianças, as pessoas sem distinção. Somente com o engajamento de entidades do porte da OAB e de homens e mulheres conseguiremos frear os índices vergonhosos que registramos no País“, pontuou a conselheira.

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, também participou do evento, e na oportunidade reconheceu o esforço da OAB em criar uma agenda de ações concretas em defesa da igualdade de gênero. “Queria fazer um agradecimento, presidente. Desde o início de sua gestão nesta casa, é a terceira vez que nos reunimos para conversar sobre políticas ou possibilidade de programas que superem as enormes desigualdades contra as mulheres. Não é fácil falarmos que não há preocupação com a desigualdade e a violência contra as mulheres. Porém, é mais difícil encontrar instituições e pessoas que não apenas se preocupam, mas se ocupam em adotar políticas, atos, enfim, fazer gestos concretos para a superação”, declarou a ministra. 

Durante o evento, foi feita uma homenagem aos 16 anos da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). A farmacêutica e bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes participou da solenidade de forma virtual e por meio de um telão dialogou com o público presente. Ela falou sobre o agravamento da situação de violência contra as mulheres no contexto da pandemia e de crise econômica derivada dela.

Com informações e foto: OAB Nacional

Compartilhe: