Covid 19: OAB Amapá solicita equipamentos junto ao Governo para o Hospital de Oiapoque

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amapá - OAB/AP, através da Representação em Oiapoque e da Comissão de Relações Internacionais, solicitou no início desta semana, providências junto ao Governo do Estado do Amapá, para que seja enviado em caráter de urgência 100 (cem) balões de oxigênio e respiradores para atender a demanda inicial da fronteira de Oiapoque

Conforme relatado no documento enviado ao Governo, na unidade hospitalar da cidade fronteiriça, existe apenas 8 balões de oxigênio e 2 respiradores.

A representante da OAB-AP, em Oiapoque, advogada Helena Monteiro, disse que o requerimento é firmado com base na realidade do único Hospital de Oiapoque e nos dados estatísticos locais, que confirmam o aumento considerável do número de pessoas confirmados positivo com Covid 19, bem como os internados, sintomáticos e óbitos.

A advogada relata que em Oiapoque são quase 100 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e a unidade hospitalar do município não tem condições de receber os pacientes mais graves. Os profissionais não têm medicamentos para tratar os pacientes e o deslocamento até a capital pode levar até 15 horas.

 “O hospital de Oiapoque está funcionando de forma parcial, possuem apenas 8 balões de oxigênio, e já está em falta. Possui dois respiradores, sendo que um deles não está funcionando corretamente, falta de EPIs para os profissionais, e medicamentos. Não possui uma UTI, além de que, para a transferência de pacientes graves só através de aeronaves. A estrada está praticamente intrafegável devido as constantes chuvas do inverno”, descreve. 

Ainda conforme a advogada, o pedido foi formalizado, após profissionais de saúde e familiares de pacientes procurarem a representação de Oiapoque em busca de auxílio.

Compartilhe: