Diretores-Tesoureiros da OAB-AP e OAB Nacional participam de Live tratando sobre ações da Instituição

Advogados e advogadas de todo o país participaram de um importante momento da advocacia, na tarde desta segunda-feira (27), proporcionado pelo diretor-tesoureiro da OAB-AP, Edivan Santos e diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha.

Durante uma Live no Instagram da OAB-AP, ambos trataram sobre as ações da Seccional amapaense neste período de pandemia, assim como o futuro da advocacia após essa crise.

Auxílio 
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Noronha, que foi o idealizador da Resolução nº 07/2020, que prevê a criação de Fundo Emergencial de Apoio à Advocacia, falou sobre a aplicabilidade dos recursos destinados para as Caixas de Assistências e Seccionais. 

Conforme Noronha, os recursos enviados para os estados são para investimentos distintos: O que foi destinado às Seccionais é para sua manutenção, e o recurso enviado às Caixas de Assistências dos Advogados, é destinado para prestar o seu papel assistencial.
“Quando idealizamos, pensamos no sistema. O sistema se manter hígido, correto e trabalhando. O papel da Caixa de Assistência não se confunde com o da Seccional. A Caixa tem que fazer esse papel assistencial e cabe à OAB fazer a gestão da nossa profissão”, detalhou.

Ainda conforme o diretor, o recurso que o CFOAB destinou às OABs, principalmente nas menores, caso do Amapá, foi para que as Instituições pudessem passar esse momento de dificuldade, por conta da queda de arrecadação, garantindo o pagamento de salários de seus funcionários e serviços que são mantidos no sistema online.

O diretor reforçou ainda, que as Caixas de Assistências e Seccionais de todo o país receberam os mesmos valores.

José Noronha disse ainda que, a advocacia terá muitas mudanças após essa pandemia. Exigindo mais conhecimento nas diversas áreas, em tecnologia e adequações ao home office, assim como haverá mais trabalho colaborativo entre os profissionais. Mas neste momento é hora de reduzir as obras e custos fixos e investir no profissional advogado. “Planos de investimento para que o advogado possa retomar sua atividade profissional de forma mais digna possível”, acrescentou.

Ao final da reunião virtual, José Noronha elogiou o trabalho da atual gestão da OAB-AP, presidida por Auriney Brito, destacando a transparência na aplicação de recursos e o olhar atento aos anseios da classe e defesa de suas prerrogativas.  “Eu morro de sincericídio. A OAB do Amapá está indo muito bem dirigida. Tem um critério que acho muito importante, que é da transparência. E é isso que faz com que a OAB seja forte e firme”, concluiu.

Transparência
Durante a reunião foi anunciado que o Conselho Federal da OAB terá um novo portal da transparência a ser inaugurado ainda este ano, com todas as despesas disponíveis aos advogados. “Queremos que cada colega veja onde cada centavo de sua contribuição foi investido”, disse o diretor.

Mulheres
A reunião encerrou com uma saudação especial do diretor-tesoureiro, José Noronha, à todas as mulheres advogadas do Brasil, em especial, do estado do Amapá. “É neste momento que sabemos a força e a importância da mulher advogada na ocupação de seus cargos”, finalizou.
 

Compartilhe: