A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá (OAB-AP), por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem a público repudiar veementemente as declarações machistas do deputado estadual paulista, Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, referindo-se às mulheres ucranianas.
Tratam-se de declarações repugnantes e asquerosas que agridem de forma violenta a dignidade da mulher ucraniana e envergonham a nação brasileira.
As palavras ditas pelo Deputado se tornam ainda mais deploráveis e desumanas por terem sido proferidas em um contexto de dor e desespero, por conta da guerra que o povo ucraniano enfrenta.
A atitude do deputado só evidencia o machismo enraigado na cultura brasileira, o qual devemos a todo custo combater com firmeza.
Não temos dúvidas, ainda, de que a declaração do deputado evidencia que o machismo, por muitas vezes velado, é um dado cultural que ultrapassa classes sociais e ideologias, escancarando mesmo aqueles que, nas suas patentes e/ou funções deveriam zelar pelo humanismo e pelo respeito às mulheres, em atos e palavras.
Nesse sentido, esperamos que os partidos políticos possam varrer a presença de homens ignorantes, machistas e violentos de suas fileiras, pois não se pode admitir, em pleno mundo moderno, que o poder Legislativo Brasileiro tolere comportamentos agressivos, sexistas e misóginos direcionados às mulheres.
Por fim, consideramos como explícita a falta de decoro do parlamentar, devendo esse ser punido de maneira rigorosa, de acordo com a lei.
Comissão da Mulher Advogada/OAB-AP
Compartilhe: