OAB Amapá recebe lideranças indígenas do Estado e norte do Pará que solicitaram apoio jurídico

O encontro entre os representantes da Articulação Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP) e a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil aconteceu na sexta-feira (29) no auditório da OAB. O presidente Auriney Brito recebeu os coordenadores da APOIANP e teve o objetivo de encaminhar demandas para receber apoio institucional e jurídico em defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, meio ambiente e Direitos Humanos junto a Ordem. 

Durante o encontro uma das coordenadoras da APOIANP Simone Karipuna explicou que uma das demandas que os povos indígenas estão reivindicando é sobre a medida provisória que modifica a política indigenista brasileira e acaba com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O presidente Auriney Brito explicou a preocupação em relação a FUNAÍ hoje está sob responsabilidade do Ministério da Agricultura e não mais vinculado ao Ministério da Justiça, pois isso enfraquece a política indigenista no Brasil.

Pontos como demarcação de terras indígenas e um processo seletivo para contratação de profissionais da saúde para atuar nas aldeias foram pautas da reunião que terminou com a afirmação de compromisso da OAB Amapá com a APOIANP para prestar apoio institucional e jurídico aos povos indígenas do Amapá e norte do Pará. 

Compartilhe: