O presidente da OAB-AP, Auriney Brito, acompanhou pessoalmente o processo eleitoral neste domingo (02), na capital do estado, Macapá. Pela manhã, esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), durante a auditoria, teste de autenticidade das urnas eletrônicas e emissão da zerésima.
A OAB-AP, enquanto instituição fiscalizadora, também funcionou em regime de plantão para atender a advocacia e sociedade, garantido seu papel de vigilância e equilíbrio na eleição.
Durante o dia, o presidente se encontrou com o Delegado Fábio Araújo, Coordenador da Polícia Civil nas Eleições, e o Delegado Wellinton Ferraz, tratando sobre a importância da atuação dos advogados e advogadas nas ocorrências envolvendo o pleito eleitoral. “Uma honra dividir a responsabilidade de equilibrar este momento histórico ao lado desses dois grandes homens e profissionais exemplares”, destacou.
No decorrer do dia, ao lado do Corregedor do TRE-AP, Desembargador João Guilherme Lages, e do Juiz Eleitoral, Paulo Madeira, o presidente esteve tratando de ocorrências nas escolas, como corrupção eleitoral, fake News e outras questões relevantes.
Conforme o presidente Auriney Brito, o trabalho realizado pela OAB-AP, é de suma importância para a manutenção da confiança na integridade do processo eleitoral, nas instituições envolvidas e na tecnologia utilizada nas urnas. “Somos contrários à qualquer forma de desvirtuamento da vontade do eleitor, seja por meio da coação, da corrupção ou da desinformação”, acrescentou.
O presidente também esteve nas salas da OAB-AP, Justiça Federal e Polícia Federal, à disposição da advocacia e autoridades durante o pleito eleitoral.
Compartilhe: