A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá (OAB-AP), através da sua Comissão da Mulher Advogada e Ouvidoria da Mulher Advogada, juntamente com a ABRACRIM Amapá, aderiram ao o programa BANCO VERMELHO, medida de conscientização contra a violência e assédio contra mulheres.
A medida é para informar e incentivar todas as instituições do Estado ao cumprimento da nova Lei Federal nº 14.942/2024 e fortalecimento das Ações do Agosto Lilás.
O Projeto Banco Vermelho consiste na instalação de pelo menos 1 banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, do qual constarão frases que estimulem a reflexão sobre o tema e contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher. (Denúncia de violência Ligue 180)
A nova Lei prevê ações de conscientização em escolas, universidades, estações de trem e de metrô, rodoviárias, aeroportos e outros lugares de grande circulação de pessoas. Prevê também a premiação para os melhores projetos relacionados à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher e à reintegração da vítima.
Banco Vermelho
A instalação do Banco Vermelho é uma ocupação urbana que começou na Itália em 2016, como uma iniciativa para sensibilizar a população sobre o feminicídio. A ideia foi gerada por um grupo de ativistas para criar um símbolo impactante e visível de combate à violência contra as mulheres. O banco vermelho, pintado de forma vibrante e frequentemente posicionado em praças públicas, tornou-se um ícone de memória e luta, servindo como um memorial às vítimas de feminicídio.
Compartilhe: