OAB-AP: Inaugurada a nova Fortaleza da Advocacia Amapaense

O presidente da OAB-AP, Auriney Brito, conduziu um momento histórico na advocacia do estado do Amapá, na noite desta sexta-feira (26), ao inaugurar o novo complexo administrativo da Instituição.

A cerimônia de inauguração provocou fortes emoções, como a entrada do presidente da Seccional, Auriney Brito, juntamente com o secretário-geral, Edivan Santos, que após 45 dias de internação hospitalar, recebeu alta a tempo de participar do momento. “Na família OAB ninguém fica para traz”, respondeu o presidente por mensagem, ao ser questionado pela demora em compôr a mesa oficial. Ambos foram recebidos de pé e sob fortes aplausos dos presentes.

Durante seu discurso, o presidente da OAB-AP, Auriney Brito, agradeceu a presença de todos, destacando o esforço coletivo, e de sua gestão para a conclusão da nova sede. “A palavra sonho foi a palavra mais repetida... Muita gente trabalhou para construir este projeto. A estrutura importa muito, a gente precisa vibrar, celebrar, comemorar. É um sonho realizado. Mas gostaria que o legado desta passagem pela OAB, que estamos deixando, seja esse sentimento que nós construimos. Essa ligação de um com o outro... Esse é nosso compromisso com a Ordem dos Advogados do Brasil, na Secção do Amapá”, pontuou.

A mesa de honra foi composta pelo Presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; Presidente da OAB-AP, Auriney Brito; Diretor-Tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos; Conselheiro Federal da OAB/AP e Presidente do FIDA, Felipe Sarmento; do Desembargador Carlos Tork, Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e Membro Honorário Vitalício da OAB-AP; Procuradora-Geral de Justiça, Ivana Cei; Desembargador e Corregedor do TRE-AP, João Guilherme Lages; e a Desembargadora Sulamir Monassa, Representando a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª. Região e Membro Honorário Vitalício da OAB-AP.

Título
Durante a cerimônia, o Conselheiro Federal da OAB/AP e Presidente do FIDA - Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial da Advocacia, Felipe Sarmento, recebeu da Assembleia Legislativa do Amapá, o Título de Cidadão Macapaense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado do Amapá, através da advocacia amapaense. 
Em seu discurso, o conselheiro agradeceu a homenagem. “Uma grande alegria e orgulho por esse reconhecimento do título de Cidadão Amapaense. Continuo até o final deste mandato com um compromisso com a Seccional, não só como advogado, como Conselheiro Federal, mas também como cidadão amapaense”, pontuou. 
Também aproveitou para falar um pouco sobre as várias etapas da construção da nova sede, a começar pela cessão do terreno pelo Governo do Estado do Amapá até a sua conclusão, bem como a manutenção do histórico prédio. “É realmente uma construção que une o antigo, o histórico com o novo...”, destacou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, encerrou o evento, enaltecendo o trabalho da gestão do presidente Auriney Brito, em tornar possível grandes projetos na Seccional amapaense. “Hoje é dia de celebração onde começa o Brasil. Este ato simbólico de inauguração da nova sede administrativa da Seccional “Presidente Manoel Brito”, é representativo da força do povo amapaense e do nosso companheirismo e união em prol de nossa classe. Essa primorosa construção dignifica e engrandece a classe altiva de advogados e advogadas deste belíssimo Estado... Comungamos do objetivo de assegurar a valorização da classe e de fazer avançar o estado de direito no Brasil”, pontou.

Para o presidente Beto Simonetti, a OAB-AP é um exemplo para as demais do país, pelo seu protagonismo em vários momentos, ao que chamou de uma “nova Era na história da advocacia”. E acrescentou: “A Seccional do Amapá nos orgulha. Estou sempre acompanhando as atividades desenvolvidas por aqui ... Macapá é morada de lutadores. De um povo que tem sede por dignidade e por justiça. Esta Seccional merecia uma sede digna de sua magnitude. Vida longa à advocacia ! Vida longa à advocacia brasileira !”, finalizou.

Estrutura

O prédio inaugurado recebeu o nome de “Edifício Manoel Brito”. Foi construído em um terreno com dois mil metros quadrados, cedido pelo Governo do Amapá. A construção teve início no ano de 2020, custeada pelo FIDA- Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, e mesmo com o período da pandemia, a obra não parou e foi concluída em tempo. 

O complexo de dois pavimentos, dispõe de salas administrativas, elevador, copa, recepção, estacionamento privativo e um “foyer” para 300 pessoas, que poderá receber todos os eventos da Ordem e da comunidade local. 

A sede histórica também foi revitalizada, com redimensionamento, revisão elétrica, hidráulica e estrutural – que deverá ser usada para funcionamento do Tribunal de Ética, Tesouraria, Escola Superior de Advocacia, biblioteca, salas de estudos, Coworking e atendimento aos advogados e advogadas. 

O evento de inauguração contou com a presença dos presidentes das Seccionais: Do Ceará, Erinaldo Dantas; de Roraima, Edinaldo Vidal, e do Rio Grande de Norte, Aldo Medeiros.
Também do Procurador-Geral do CFOAB, Ulisses Rabaneda; do Coordenador de Comunicações do CFOAB, Membro Honorário Vitalício da OAB Maranhão, Tiago Diáz; da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; do Coordenador Nacional das Caixas de Assistência, Eduardo Uchoa Ataíde, e do Presidente da Comissão Nacional de Direito Médico, Gustavo Teixeira.


Registros fotográficos nas redes sociais da OAB-AP no Facebook e Instagram.

Compartilhe: