A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá (OAB-AP), através da Comissão de Cultura e Comissão da verdade sobre a escravidão negra no Amapá, em parceria com a Academia Amapaense do Batuque e do Marabaixo, participa da II SEMANA AMAPÁ: A ÁFRICA AMAZÔNICA 2023, que ocorre no período de 19 a 25 de maio.
Com o lema "Rescrevendo a presença negra no Amapá", o evento busca identificar e compreender a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro, enaltecendo o Amapá como o estado mais africano da Amazônia brasileira. Além disso, objetiva desconstruir qualquer forma de preconceito e racismo.
Na última sexta-feira, o presidente Auriney Brito, recepcionou grupos de marabaixo e da religião de matriz africana, no prédio histórico da Seccional, e aproveitou para reforçar o compromisso da Ordem, em apoiar todas as manifestações culturais sem distinção de raça, cor ou crença.
A semana
A II Semana Amapá: África na Amazônia 2023, que encerra nesta quarta-feira (25), teve como palco de abertura, a sede da OAB-AP. O projeto, respaldado pela Lei Estadual n° 2.711/22, em referência ao Dia Internacional da África, instituído pela ONU, destacou a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.
Durante o encontro foram abordados temas como a rica gastronomia afro-amapaense, com ênfase no Marabaixo como forma de expressão das comunidades negras, manifestado por meio da dança e das cantigas conhecidas como ladrão.
O evento conta com a participação de todas as nações e tradições de matrizes africanas, além da presença da Capoeira e do Projeto Cantando Marabaixo nas Escolas.
Compartilhe: