O presidente da OAB-AP, Auriney Brito, participou na tarde desta quinta-feira (10), de uma sessão solene, comemorativa aos 30 anos de implantação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.
Na abertura da sessão, o desembargador Mário Gurtyev de Queiróz, que foi o fundador e primeiro presidente da Corte, fez um breve relato sobre a trajetória da Justiça Eleitoral no Amapá, dos desafios e conquistas alcançadas, ainda na década de 90.
O desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, atual presidente da Corte, destacou a importância da Justiça Eleitoral, com ênfase nos momentos da implantação, adequação dos espaços físicos e o esforço de muitos servidores para o seu funcionamento. “Esta Justiça é baluarte da democracia. Sem a Justiça Eleitoral, sem eleição, não teremos democracia. Parabenizo a todos os funcionários que de uma forma ou de outra contribuíram, vestiram e vestem a camisa do Tribunal Regional Eleitoral... Somos uma família”, pontuou.
Homenagem
Durante a sessão, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, também prestou homenagem às autoridades pioneiras do judiciário eleitoral amapaense.
A comenda concedida, levou o nome do Desembargador Manoel Brito, que exerceu a presidência da Corte no biênio 2017-2019 e que faleceu em julho de 2021.
A advogada Áurea Brito, viúva do desembargador, acompanhada do presidente da OAB-AP, Auriney Brito, receberam a placa de honra.
O presidente Auriney Brito, agradeceu a homenagem da Justiça Eleitoral ao seu pai, e aproveitou para cumprimentar, em nome do atual presidente, desembargador Gilberto Pinheiro e do corregedor geral, João Guilherme Lages, a todos os integrantes, magistrados e servidores da Corte eleitoral amapaense. “Parabenizo a todos os bravos servidores pelos 30 anos de luta pela cidadania e fortalecimento da nossa democracia”, concluiu.
Participaram da sessão solene, os desembargadores Gilberto de Paula Pinheiro, presidente da Corte; João Guilherme Lages Mendes, vice-presidente e corregedor regional eleitoral; o presidente da OAB-AP, Ariney Uchôa de Brito; os juizes Mário de Paula Franco Jr, da classe dos juízes federais; Augusto Cesar Gomes Leite e Mathias Pires Neto, da classe dos juízes de direito; Rivaldo Valente Freire e Orlando Solto Vasconcelos, da classe dos juristas e o procurador regional eleitoral, Pablo Luz Beltrão.
Assista a sessão solene na íntegra: Clique aqui
Fotos: Ascom TRE-AP
Compartilhe: