OAB Amapá apresentou nesta quinta-feira o Plantão OAB Mulher, um canal de atendimento 24 horas, onde mulheres advogadas poderão fazer denúncia de abuso de prerrogativas sofridas em ambiente de trabalho, violência domestica, obstétrica e moral. As mulheres ainda receberão auxilio jurídico e psicológico para realizar denúncias. O plantão OAB Mulher é um projeto da Comissão Nacional na Mulher Advogada.
Durante a abertura do evento a secretária-geral da OAB/AP, Sinya Gurgel Juarez falou sobre a alegria de lançar o Plantão OAB Mulher. “Antes de a OAB pensar nesse plantão nós já realizamos o atendimento de advogadas com seus direitos violados e aquilo sempre causou um sentimento de tristeza em todas nós. E entregar esse plantão para a advocacia feminina é a realização de um sonho”, explicou emocionada.
“Mulheres ainda precisam superar os desafios impostos por comportamentos brutalizados, e se valer de leis, para garantir sua integridade. Situações que nos lembram de que a violência contra a mulher ainda se mostram muito presente”, lembrou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nilzelene Galeno.
A Advogada Vera de Jesus Pinheiro, advogada desde 1980, falou sobre as dificuldades que as advogadas sofriam nas delegacias, tribunais e ambientes dominados pelo machismo. “Quando eu comecei a advogar os delegados e juízes tratavam mal as mulheres, era muito difícil se impor perante aquelas pessoas, mas aquilo me deu força para lutar pelas mulheres e combater as violências e ofensas proferidas a nós Advogadas e as mulheres que representei”, finalizou.
Disque Denúncia: (96) 99136-0633
Compartilhe: