O presidente da OAB-AP, Auriney Brito, participou nesta semana, da reunião do Conselho Pleno, do mês de maio, no CFOAB, em Brasília.
A reunião foi repleta de debates para a advocacia. Na pauta do plenário, votações sobre a regulamentação do estágio profissional de estudantes de Direito e a aprovação do provimento que disciplina o funcionamento do Sistema Nacional de defesa das Prerrogativas e valorização da advocacia no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.
O colegiado também aprovou uma petição criticando o uso indiscriminado do plenário virtual e o resguardo do direito das sustentações orais de advogados e advogadas.
O Conselho Federal também homenageou, com a inauguração de um busto, a Dra. Esperança Garcia. Primeira advogada negra e símbolo de resistência e ousadia na luta dos direitos no Brasil no século XVIII,
Na gestão 2019-2021, a Comissão Nacional da Mulher Advogada e Conselho Federal requereram em nome da história de Esperança, que fosse reconhecida como primeira advogada brasileira, e na atual gestão, o presidente nacional da Ordem dos Advogados, Beto Simonetti, juntamente com Conselho Federal e Comissão Nacional da Mulher Advogada, reconheceu Esperança Garcia como primeira advogada brasileira.
A OAB-AP esteve representada neste momento histórico, pelo presidente Auriney Brito, as conselheiras federais, Sinya Gurgel Juarez e Aurilene Brito, e a advogada Larissa Tork.
Com informações e foto: OAB Nacional
Compartilhe: