Presidente da OAB/AP participa do Colégio de Presidentes em Brasília

Na quarta-feira (20.02), aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB o primeiro Colégio de Presidentes de Seccionais das gestões eleitas para o triênio 2019-2022. 
O presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz, conduziu os trabalhos ao lado do secretário-geral José Alberto Simonetti, do secretário-geral adjunto Ary Raghiant Neto e do diretor-tesoureiro José Augusto Araújo de Noronha. O vice-presidente, Luiz Viana Queiroz, estava em São Paulo representando o Conselho Federal da OAB em um compromisso.
 Ao abrir o encontro, Santa Cruz conclamou que o Colégio seja, acima de tudo, um recinto democrático. “Me preocupa que diversos episódios no Brasil estejam, dia após dia, matando a possibilidade do amplo direito de defesa. Como se estivéssemos numa disputa de popularidade, busca-se soluções simples e pouco elaboradas. Que esse Colégio que hoje se reúne pela primeira vez possa ser um espaço de debate franco e leal, com divergências que busquem o fortalecimento conjunto do Sistema OAB e, obviamente, da democracia”, apontou.
 O presidente afirmou ainda que será um “bom e positivo desafio manter o nível de representatividade da advocacia brasileira que as gestões anteriores implementaram, sobretudo, na luta diária em defesa do respeito às prerrogativas de advogadas e advogados no exercício da profissão”. 
Dentre os outros tópicos abordados na reunião estavam aspectos do exercício profissional de advogadas e advogados, tabela de honorários advocatícios, ações de comunicação do Sistema OAB, entre outros. 
O Presidente, Auriney Brito, falou sobre a importância da união da classe em busca de um discurso e ações uníssonas para proteção da classe. Denunciou ofensas às prerrogativas ocorridas no Amapá, com ênfase ao caso de ameaças de quebra de sigilo.
Também estiveram presentes à reunião os membros honorários vitalícios Reginaldo Oscar de Castro e Marcus Vinicius Furtado Coêlho, além do coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Pedro Zanette Alfonsin, e de diversos conselheiros e conselheiras federais.

Compartilhe: